Cárie na dentição de leite

 em Sem Categoria

Existem múltiplos fatores que podem causar cáries em crianças, no entanto a dieta e a higiene oral são os principais. Após cada refeição, os restos de comida acumulam-se na superfície dos dentes. Se não forem escovados, as bactérias presentes na boca transformam os açúcares desses resíduos em ácidos que atacam o esmalte dos dentes.

É por isso que os pais devem ensinar aos filhos os princípios da higiene oral e torná-los parte de sua rotina diária desde pequeninos (a partir do momento em que começam a erupcionar os primeiros dentes).

 

Cuidados nos lanches entre refeições principais

Não são apenas os doces, bolos e guloseimas que contem açúcar. Este também se encontra no pão, barritas, frutas secas e sumos (mesmo os naturais). As crianças devem fazer refeições equilibradas e com baixo teor em açúcar. Deve-se optar por lanches não “pegajosos”, como queijo, iogurte, panquecas, vegetais e frutas frescas… evitando sempre alimentos processados tais como bolos, bolachas, cereais açucarados, bebidas açucaradas… A água deve ser a bebida de eleição, deixando os sumos/batidos naturais para momentos especiais.

Deve evitar-se “petiscar” muitas vezes ao dia uma vez que, a frequência com que os produtos açucarados são ingeridos, é um fator de extrema importante para a presença de caries nas crianças. A saliva tem um efeito protetor e neutralizador dos ácidos provenientes do açúcar, mas demora pelo menos 1 hora a actuar.

 

Escove os dentes a partir da erupção do primeiro dente

Os bebés descobrem o mundo através da boca e da língua. Podemos, portanto, aproveitar esse comportamento para habituar as crianças desde bebés à escova de dentes. Assim que os primeiros dentes (entre 3 e 8 meses) erupcionam, é necessário começar a escová-los com uma escova de dentes macia para crianças e uma pequena quantidade de pasta dentífrica adaptada à idade (com reduzido teor de flúor). Em seguida, aproveite o instinto de imitação do seu filho para ensiná-lo a escovar os dentes. Escove os dentes e deixe-o brincar com a escova. Rapidamente, ele vai querer escovar os dentes sozinho. Deixe-o escovar, mas verifique e volte a escovar sempre depois.

Faça pequenos movimentos verticais para frente e para trás indo além do bordo do gengiva (fig. 2 e 3). Escove bem as superfícies mastigatórias realizando movimentos horizontais (fig. 4).

Enxague com um pouco de água. O fluor ficará em contato com o esmalte mais tempo e terá um melhor efeito protetor contra as cáries.

Finalmente, escove a língua duas a três vezes para a frente e para trás com a escova de dentes. Isto diverte as crianças e permite que elas mantenham os seus dentes limpos por mais tempo.

 

Carie em idade muito precoce (carie do biberão)

A cárie na primeira infância pode ser uma infeção agressiva que afeta os dentes de “leite” (decíduos). Pode começar muito cedo e espalhar-se rapidamente a todos os dentes.

Fatores que podem causar cáries num bebé

  • Deixá-lo dormir com um biberão de sumo, bebida açucarada ou leite.
  • Chupeta embebida num doce.
  • Alimentos açucarados ao longo do dia.
  • Amamentação durante a noite, sem escovar os dentes antes de dormir.
  • Não escovar os dentes regularmente.

 

Nas fases iniciais, as lesões de cárie passam muitas vezes despercebidas porque aparecem como manchas ou linhas brancas perto da linha da gengiva. Os pais só descobrem que o seu filho tem cáries quando verificam a mudança na cor dos dentes (para castanho ou preto). Por vezes, a destruição acontece tão rapidamente que os pais pensam que os dentes já nascem e crescem assim.

A disseminação de bactérias pela saliva entre os familiares e a criança deve ser minimizada, principalmente evitando-se partilhar a colher com o bebé colher ou limpando a chupeta colocando-a na boca.

A partir dos 12 meses é recomendado a substituição do biberão por um copo ou caneca.

 

Porque se devem tratar as caries nos dentes de leite?

Muitas vezes os pais questionam-nos se é realmente necessário tratar as caries dos dentes de leite uma vez que são dentes que vão cair. Na verdade, a carie é uma doença bacteriana e assim sendo um dente doente pode contaminar um dente saudável (que pode ser um dente definitivo). Outro problema é que se uma carie não for tratada muitas vezes o dente de leite acaba por ter de ser extraído antes da altura prevista o que muitas vezes leva à falta de espaço em boca para os dentes definitivos nascerem corretamente, obrigando a um tratamento ortodôntico para corrigir este problema.

 

Regras de ouro para “dentes de leite” saudáveis

 – Não habitue o seu bebé ou criança a ingerir bebidas ou alimentos açucarados.

 – Nunca embeber a chucha em mel ou outros alimentos açucarados.

 – Comece a escovar os dentes com dentífrico fluoretado desde a erupção do primeiro dente.

 – A partir dos 12 meses, escove-lhe os dentes pelo menos 2 vezes por dia.

– É recomendável efetuar o primeiro controlo dentário aos 24 meses.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar