Sabia que? Cerca de 75% dos adultos sofrem de algum tipo de problema gengival.

 em Sem Categoria

 

Além da cárie, as doenças das gengivas, ou doenças periodontais, constituem o principal problema dentário nos adultos. Trata-se de uma inflamação das gengivas causa pelo acumular de placa bacteriana e tártaro.

Estas doenças podem afetar o osso que suporta os dentes e eventualmente levar à perda dentária.  A gengivite, ou inflamação das gengivas, representa o estado inicial da doença e numa fase inicial afeta somente a gengiva. Quando esta progride e atinge o osso, a doença evolui a um estado mais avançado e transforma-se em periodontite, que consiste numa inflamação dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva incluídos.

As doenças periodontais são causadas pela placa bacteriana. Com o tempo, a placa calcifica-se e transforma-se em tártaro, uma substância granulosa e dura que deixa de poder ser removida pela escova ou fio dentário, exigindo uma remoção profissional pelo higienista ou médico-dentista.

A placa bacteriana é nociva, visto que provoca uma reação inflamatória dos tecidos. Este é o início dos problemas periodontais. Se a doença progride sem ser tratada, as consequências podem ser nefastas e levar à perda de dentes e também a infeções (abcessos) crónicas.

 

Gestos simples

A escovagem dos dentes ou próteses, a utilização quotidiana do fio dentário ou escovilhões e as visitas regulares ao dentista ou higienista constituem os melhores meios de prevenção destas doenças.

 

A doenças periodontais e o estado geral de saúde

Vários estudos estabeleceram uma ligação entre as doenças periodontais e diversos problemas de saúde, sobretudo a diabetes, doenças respiratórias e cardiovasculares.

A mulheres gravidas que sofrem de doenças periodontais apresentam maior risco de dar à luz bebes prematuros ou com baixo peso.

 

Os sintomas

É importante mencionar que as doenças periodontais raramente provocam dor. Podem passar anos sem que os doentes saibam que estão a ser afetados. Em geral, os doentes consultam o seu médico dentista quando os seus dentes começam a ter mobilidade.

 

Uma gengivite não tratada pode evoluir para periodontite. Nesta fase, o osso que suporta os dentes começa a deteriorar-se. Sem tratamento, os dentes começam a ter a “abanar” e podem e ter que ser extraídos.

 

Principais fatores que contribuem para o aparecimento de doenças periodontais:

–  Higiene dental inadequada (escovagem e fio dentário)

– Condições de saúde que debilitam o sistema imunitário, tais como a diabetes não controlada, o stress, SIDA, a obesidade ou a leucemia.

– Fatores hereditários

– Tabagismo

– Alguns medicamentos.

A existência de um o mais destes fatores pode acelerar a progressão da doença.

 

 

Sinais que indicam uma possível doença gengival:

– Mau hálito persistente

– Gengivas sensíveis

– Sangramento durante a escovagem ou o uso do fio dentário.

– Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis ao toque

– Mobilidade dentária

– Perda de saliências

– Dentes que mudam de posição rapidamente

Consulte um dentista se tiver um ou mais sinais.

 

 

O seu sorriso passa no teste?

O seu médico-dentista saberá dizer-lhe.

Para prevenir o aparecimento de doenças periodontais, peça ao seu dentista para lhe fazer uma avaliação periodontal.

 

 

Avaliação periodontal

A despistagem do estado saúde periodontal é um método rápido e eficaz para avaliar o estado das gengivas e diagnosticar as doenças periodontais. Faça-o numa fase inicial a fim de simplificar os tratamentos necessários ou evitar a perda de dentes.

Um diagnostico precoce pode fazer toda a diferença!

Fig.1 – Consulta de Higiene Oral

 

O tratamento

O dentista pode diagnosticar e tratar a doença periodontal assim que ela aparece. Se necessário, ele pode encaminhar casos mais avançados para um periodontologista, especialista no tratamento de doenças periodontais.

Fig.2 – GUN (Gengivite Ulcerativa Necrosante)

 

Fig.3 – GUN (Gengivite Ulcerativa Necrosante) – após tratamento (15dias)

 

O tratamento periodontal visa restaurar a saúde das gengivas. Geralmente, é necessário destartarizar, removendo a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, ou alisando as raízes, uma técnica desenvolvida para alisar as raízes dos dentes após a remoção dos resíduos.

 

Alguns casos mais avançados podem exigir tratamento cirúrgico. A doença periodontal não pode ser tratada apenas com colutórios ou soluções antibacterianas.

 

Lembrar

As doenças periodontais são a primeira causa de perda dentária nos adultos. Quase 75% dos adultos terão algum grau de doença gengival durante a vida.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar